segunda-feira, 26 de março de 2007

BILHETE POSTAL de 25/03/2007


Domingo IV da Quaresma,
25 de Março de 2007

Jesus faz-nos reviver

Aproximamo-nos da Páscoa e o “mundo novo” que Cristo inaugurou ilumina as nossas vidas. Está em germe e em crescimento no meio de nós: será que o conseguimos ver? Ou a cegueira que nos faz tentar remediar o mal “apedrejando” o malvado ainda tem mais força? A mulher do evangelho de hoje encontra em Jesus o novo alento para viver. Ele oferece-lhe uma vida nova, a páscoa após a morte, a renovação após a desolação. A dar-lhe de novo a liberdade restaura a digndade que perdera com os seus actos. Pode amar e ser amada. Pode ter esperança num futuro melhor. Porque Jesus é um apaixonado da vida, um amante da vida, que não se resigna a nunca deixar ninguém fechado nas suas faltas. É assim que amamos?

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... CONHECER CRISTO

O bom pastor conhece as suas ovelhas, e as suas ovelhas conhecem-no, diz-nos Jesus (4º domingo da Páscoa). Ora, o apóstolo Paulo, na 2ª leitura deste domingo, explica como ele procurou conhecer Cristo: ele foi alcançado por Cristo e deseja, por seu lado, alcançá-l’O. O mesmo caminho é proposto a todos os cristãos, sem excepção, sem exigir uma cultura especializada nem a pertença a grupos particulares, porque é a liturgia que no-lo permite e oferece.Com efeito, ela faz-nos conhecer Cristo, não apenas pelas leituras, mas também pelas orações que coloca na nossa boca e no nosso coração. Assim, as orações eucarísticas impregnam nas nossas memórias um condensado deste conhecimento para podermos proclamar: “Glória a Vós que morrestes, glória a Vós que viveis...”. Recebendo o pão partido, mergulhado no cálice do sangue derramado, nós “comungamos nos sofrimentos da sua paixão, na esperança de chegar com Ele à ressurreição.” Esta familiaridade com Cristo deve intensificar-se de domingo em domingo. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188

É pena que haja pessoas que atravessem a vida sem jamais ter a ideia de ir acordar o sol! Ou de ir levar, ao querido amigo, um agradecimento na hora do anoitecer.” D. Helder Câmara

Ao longo dos dias


Nesta segunda-feira, 26 de Março, celebramos a Solenidade da Anunciação do Senhor com a Eucaristia às 19H00 na Igreja Paroquial.

A Reunião dos Padres da Vigararia IX realiza-se nesta terça-feira, 27 de Março, na Paróquia da Póvoa de Santa Iria. Por esse motivo a Missa das 19H00 é antecipada para as 8H30 na Igreja Paroquial.

Celebrações Penitenciais nas Paróquias vizinhas: Quarta-feira 28, no Forte da Casa; Quinta-feira, 29, na Póvoa de Santa Iria, Domingo, 1 de Abril, em Samora Correia, Segunda, 2 de Abril, em Vila Franca de Xira, Terça, 3 de Abril, em Alverca. As celebrações iniciam às 21H00.

Confissões na Igreja da Misericórdia: Quinta-feira, 29 de Março, 16H30-17H30.

As crianças do 3º Catecismo irão fazer a sua Festa do Perdão com uma actividade na Quinta da Subserra no sábado 24 de Março, terminando no domingo 25 de Março na Missa das 11H00 na Igreja Paroquial.

As Vigararias I a IV de Lisboa promovem um encontro comemorativo dos 40 anos na POPULORUM PROGRESSIO na Universidade Católica na quarta-feira, 28 de Março às 18H00, sobre a Doutrina Social da Igreja.

A Renúncial Quaresmal proposta pelo Senhor Patriarca para a nossa Diocese destina-se ao Fundo Diocesano de Ajuda Inter-Eclesial”. Os envelopes poderão ser entregues nos ofertórios das Missas do próximo sábado e Domingo em que damos início à Semana Santa com a celebração de Domingo de Ramos. As Missas serão nos horários habituais de sábado : no Domingo a Missa da Marinha será às 9H30 e a da Igreja Paroquial inicia com a Procissão de Ramos do Largo da Misericórdia para a Igreja Paroquial às 10H30. Haverá Missa às 19H00.


2 comentários:

Maria João disse...

Na próxima sexta-feira, dia 20, realiza-se uma oração de TaiZé pelo Darfur , às 19h45m, na Igreja de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa.

Participa e divulga! Se não puderes estar presente, reza na mesma.

bjs em Cristo
Maria João
Fé e Missão (Missionários Combonianos)

Maria Goreti disse...

Boa tarde Pe. Vitor

A propósito de...
“É pena que haja pessoas que atravessem a vida sem jamais ter a ideia de ir acordar o sol! (...)” D. Helder Câmara

Entendo que o problema é bem pior nos dias actuais. É mais angustiante não encontar pessoas que lembrem as outras de que o Sol existe (e que todos os dias está lá para nos saudar ao amanhecer, desinteressadamente e gratuito). Se estas pessoas abundassem, as que não acordam o Sol seriam uma insignificância. Andamos todos muito preocupados com o nosso umbígo, e só respiramos porque tal é um acto automático que não exige de nós nenhuma intervenção... Só nos lembramos do quão importante é a respiração, e damos conta dela, quando existe uma perturbação. O problema é que o nosso mundo está repleto de perturbações às quais nos tornámos insensíveis e, por isso, inoperantes. Mais preocupante ainda é sentir que eu não devo estar a cumprir a minha parte, no que respeita à responsbilidade que tenho para com os outros.
Hoje o dia bafejou-me com os seus raios de Sol, e eu ainda não parei para lhe agradecer, nem lembrei ninguém de O acordar...
Um dia tranquilo para si
Maria Goreti