segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

BILHETE POSTAL 25 de 11/02/2007

DOMINGO VI COMUM Ano C

Paradoxos do Reino

Enquanto o mundo grita “Felizes os ricos e a quem lhes sai o Euromilhões”, Jesus diz: “Felizes os pobres, os famintos, os que choram, os que são perseguidos por acreditarem em Mim”. É um paradoxo imenso este texto das bem-aventuranças (felicidades). Habituámo-nos a confundir a felicidade com riqueza material e poder de compra, e torna-se difícil acreditar na felicidade de sermos nós próprios e não vendermos a alma nem a vida a critérios de ocasião. Claro que somos responsáveis pelo bom uso dos bens, pela boa partilha dos lucros, pela capacidade de multiplicar os talentos recebidos. Mas não descobrimos ainda que o acumular egoísta endurece o coração, que o prazer não partilhado é estéril, e que as maiores alegria se vivem no amor e na amizade? Que riquezas procuramos? Que pobreza pode enriquecer-nos?

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO

Os Coríntios tinham muitas dificuldades em admitir uma ressurreição humana integral, isto é, com o corpo. Nos nossos dias, para os nossos contemporâneos, isto também não é fácil. Daí o recurso tão frequente à ideia de reencarnação. Mas uma tal solução é absolutamente contrária à acção e à mensagem de Jesus, transmitida pelos Apóstolos. Com efeito, a ideia de reencarnação implica que a mesma alma, ou o mesmo espírito humano, poderia mudar de corpo. Ora, Deus nosso Pai criou-nos únicos, cada um, no baptismo, dando-nos o seu Espírito Santo, Ele diz a cada um a palavra revelada no Jordão: “Tu és o meu filho muito amado; em ti ponho o meu enlevo” (Mc 1,11). Para Jesus, bom Pastor, cada ovelha é única, pois Ele vai à procura da que se tinha perdido (Lc 4,3-6). Tudo isto é retratado no prefácio dos defuntos: “Para os que crêem em Vós, Senhor, a vida não acaba, apenas se transforma; e, desfeita a morada deste exílio terrestre, adquirimos no céu uma habitação eterna.” E não noutra pele. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188

“Começai a ser sinceros, deixai de ser irónicos, e vereis como tudo corre melhor e a vida tem outro sabor!” Sebastião da Gama

Ao longo dos dias

  • Neste domingo 11 de Fevereiro realiza-se o Referendo Nacional sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. Relembra-se a importância do voto consciente de todos.

  • O Dia Mundial do Doente, habitualmente celebrado a 11 de Fevereiro é transferido para o 3º Domingo da Quaresma.

  • Na próxima semana haverá algumas alterações na celebração da Missa na nossa Paróquia: 3ª e 4ª feira, 13 e 14 de Fevereiro haverá a Missa habitual às 19H00 na Igreja Paroquial; na 5ª feira, 15 de Fevereiro não haverá Missa às 8H30 na Igreja Paroquial, nem às 17H30 na Igreja da Misericórdia; na 6ª feira, 16 de Fevereiro, não haverá Missa mas sim Celebração da Palavra com distribuição da Comunhão às 19H00 na Igreja Paroquial.

  • No próximo sábado, 17 de Fevereiro não haverá Missas em Povos e Bom Retiro, apenas haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial. No Domingo, 18 de Fevereiro não haverá Missa na Marinha nem a Missa das 19H00 na Igreja Paroquial. A única Missa na Paróquia será às 11H00 na Igreja Paroquial.

  • O Secretariado Paroquial encerrará na sexta-feira, 16 de Fevereiro e reabrirá na Quarta-Feira de Cinzas, 20 de Fevereiro. A Igreja Paroquial encerrará na 2ª e 3ª feira, 19 e 20 de Fevereiro.

  • A Quaresma inicia com a celebração de Quarta-Feira de Cinzas a 21 de Fevereiro. Haverá Missa às 16H00 e às 19H00 na Igreja Paroquial. Todos os que frequentam e animam a catequese são especialmente convidados para a celebração das 16H00 em que receberão o “Kit” da caminhada para a Páscoa.

  • O grupo musical e artístico Gen Verde, do Movimento dos Focolares irá realizar um espectáculo na Aula Magna da Universidade de Lisboa no sábado 10 de Março às 21H00. Poderão encontrar informações em www.focolares.org.pt .

  • O Departamento da Família do Patriarcado de Lisboa está a organizar um Retiro de Quaresma, especialmente dirigido a casais novos, de 9 a 11 de Março, no Seminário da Torre da Aguilha, em S. Domingos de Rana. Informações pelo email: familia@patriarcado-lisboa.pt.

BILHETE POSTAL 24 de 4/02/2007

DOMINGO V COMUM Ano C

Ao largo

Jesus chama os primeiros discípulos a partir da sua realidade de trabalhadores. Convida-os a um serviço de salvação (libertar do mal, simbolizado pelo mar) que é a sua própria missão. Dá-lhes um sinal de que este trabalho será mais graça de Deus do que eficiência da sua arte de pescadores. Pedro começa logo a descobrir que a humildade é o melhor meio de acolher a acção de Deus. Mas quem lança as redes são eles (e somos nós!). Maravilho-me com esta escolha de amigos que Jesus faz. A evangelização passa por esta descoberta feliz de que o encontro com Jesus é para criar laços com o seu amor, e com o Pai, e com os irmãos. Que a vida ganha um sabor novo se a abraçamos com fé. Por isso, quando Jesus nos convida a ir ao largo é porque conhece a nossa grandeza e coragem, e nos ama, mesmo com as nossas fragilidades.

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... TRISAGION

Esta palavra, de origem grega e que faz parte do vocabulário litúrgico, quer dizer: três vezes santo (tris, hagios). Serve para nomear as fórmulas que louvam Deus, proclamando-O três vezes santo. O mais antigo testemunho do seu uso é o relato da vocação de Isaías (primeira leitura deste domingo). Numa visão grandiosa, o profeta descobre maravilhosamente o trono de Deus, no templo celeste. Ele escuta a multidão dos seres espirituais, que formam o coro celeste, e ouve o refrão das suas aclamações: “Santo, Santo, Santo, é o Senhor”. Tal é a origem bíblica do trisagion, colocado na liturgia eucarística. No momento de o entoar, o presidente da assembleia, faz referência explícita à visão celeste de Isaías: “Por isso, com os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes...”, e como cristãos, juntamos: “ e todos os santos”, como nos convida a visão do livro do Apocalipse (4, 1-11). adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188


O amigo é aquele que te aceita exactamente como és. A imagem que tens aos olhos do teu amigo dá uma ideia aproximada de quem tu és aos olhos de Deus.” K. Dotterweich

Ao longo dos dias
  • O nosso Agrupamento de Escuteiros está em festa com a celebração das Promessas neste Domingo, 4 de Fevereiro (Festa de S. João de Brito, Padroeiro da 3ª Secção - Pioneiros), na Missa das 11H00. Esta celebração será preparada com a Velada que se realiza no sábado, 3 de Fevereiro, na Igreja Paroquial, às 21H30, na qual participam os pais e familiares e todos os que desejarem estar presentes.

  • Devido ao mau estado do edifício, constituindo perigo grave para as pessoas, e após visita da Protecção Civil e de técnicos camarários, foi decicido transferir, provisoriamente, a celebração da Missa em Povos (aos sábados às 16H30) para a Igreja do Senhor da Boa Morte, graciosamente cedida pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira. Estamos a fazer esforços junto da Câmara Municipal para a possibilidade de um transporte em carrinha para as pessoas que têm maiores dificuldades em se deslocarem.

  • Neste Domingo 4 de Fevereiro celebra-se o Dia da Universidade Católica Portuguesa. Os ofertórios das Missas destinam-se às suas acções sociais, nomeadamente ao apoio dos estudantes de Teologia.

  • No próximo domingo 11 de Fevereiro realiza-se o Referendo Nacional sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. Relembra-se a importância do voto consciente de todos e o compromisso dos cristãos em favor da vida como nos tem sido constantemente relembrado pelo nosso Bispo.

  • O grupo musical e artístico Gen Verde, do Movimento dos Focolares irá realizar um espectáculo na Aula Magna da Universidade de Lisboa no sábado 10 de Março às 21H00. Poderão encontrar informações em www.focolares.org.pt .

  • No Auditório do Ateneu Artítico Vilafranquense actuará no próximo sábado 9 deFevereiro a Banda da Armada, integrada no ciclo de Bandas Militares.