segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

BILHETE POSTAL 24 de 4/02/2007

DOMINGO V COMUM Ano C

Ao largo

Jesus chama os primeiros discípulos a partir da sua realidade de trabalhadores. Convida-os a um serviço de salvação (libertar do mal, simbolizado pelo mar) que é a sua própria missão. Dá-lhes um sinal de que este trabalho será mais graça de Deus do que eficiência da sua arte de pescadores. Pedro começa logo a descobrir que a humildade é o melhor meio de acolher a acção de Deus. Mas quem lança as redes são eles (e somos nós!). Maravilho-me com esta escolha de amigos que Jesus faz. A evangelização passa por esta descoberta feliz de que o encontro com Jesus é para criar laços com o seu amor, e com o Pai, e com os irmãos. Que a vida ganha um sabor novo se a abraçamos com fé. Por isso, quando Jesus nos convida a ir ao largo é porque conhece a nossa grandeza e coragem, e nos ama, mesmo com as nossas fragilidades.

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... TRISAGION

Esta palavra, de origem grega e que faz parte do vocabulário litúrgico, quer dizer: três vezes santo (tris, hagios). Serve para nomear as fórmulas que louvam Deus, proclamando-O três vezes santo. O mais antigo testemunho do seu uso é o relato da vocação de Isaías (primeira leitura deste domingo). Numa visão grandiosa, o profeta descobre maravilhosamente o trono de Deus, no templo celeste. Ele escuta a multidão dos seres espirituais, que formam o coro celeste, e ouve o refrão das suas aclamações: “Santo, Santo, Santo, é o Senhor”. Tal é a origem bíblica do trisagion, colocado na liturgia eucarística. No momento de o entoar, o presidente da assembleia, faz referência explícita à visão celeste de Isaías: “Por isso, com os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes...”, e como cristãos, juntamos: “ e todos os santos”, como nos convida a visão do livro do Apocalipse (4, 1-11). adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188


O amigo é aquele que te aceita exactamente como és. A imagem que tens aos olhos do teu amigo dá uma ideia aproximada de quem tu és aos olhos de Deus.” K. Dotterweich

Ao longo dos dias
  • O nosso Agrupamento de Escuteiros está em festa com a celebração das Promessas neste Domingo, 4 de Fevereiro (Festa de S. João de Brito, Padroeiro da 3ª Secção - Pioneiros), na Missa das 11H00. Esta celebração será preparada com a Velada que se realiza no sábado, 3 de Fevereiro, na Igreja Paroquial, às 21H30, na qual participam os pais e familiares e todos os que desejarem estar presentes.

  • Devido ao mau estado do edifício, constituindo perigo grave para as pessoas, e após visita da Protecção Civil e de técnicos camarários, foi decicido transferir, provisoriamente, a celebração da Missa em Povos (aos sábados às 16H30) para a Igreja do Senhor da Boa Morte, graciosamente cedida pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira. Estamos a fazer esforços junto da Câmara Municipal para a possibilidade de um transporte em carrinha para as pessoas que têm maiores dificuldades em se deslocarem.

  • Neste Domingo 4 de Fevereiro celebra-se o Dia da Universidade Católica Portuguesa. Os ofertórios das Missas destinam-se às suas acções sociais, nomeadamente ao apoio dos estudantes de Teologia.

  • No próximo domingo 11 de Fevereiro realiza-se o Referendo Nacional sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. Relembra-se a importância do voto consciente de todos e o compromisso dos cristãos em favor da vida como nos tem sido constantemente relembrado pelo nosso Bispo.

  • O grupo musical e artístico Gen Verde, do Movimento dos Focolares irá realizar um espectáculo na Aula Magna da Universidade de Lisboa no sábado 10 de Março às 21H00. Poderão encontrar informações em www.focolares.org.pt .

  • No Auditório do Ateneu Artítico Vilafranquense actuará no próximo sábado 9 deFevereiro a Banda da Armada, integrada no ciclo de Bandas Militares.

Sem comentários: