domingo, 10 de dezembro de 2006

BILHETE POSTAL 16 de 10/12/2006


DOMINGO II DO ADVENTO Ano C
Caminhos a aplanar

O profeta Isaías convida-nos a esta “engenharia” de altear os vales e abater os montes e as colinas. Os vales onde a miséria se esconde e onde as pessoas ainda não recebem o sol do Amor de Deus são sinal das enormes desigualdades do nosso tempo. Os montes e as colinas são a expressão do orgulho de quem se julga mais merecedor do que os outros, e esquece tão facilmente esta lição de fraternidade que o Natal nos relembra. Há altos e baixos em cada um de nós mas é o Amor de quem nunca desiste de nós que nos ajuda a “endireitar os caminhos”. O que fazemos do Natal que nos é dado? Quais os caminhos a aplanar que estão diante de nós?
P. Vitor Gonçalves

Saber mais... PRECURSOR
Jesus nasceu na nossa humanidade com a maior discrição, como nos lembram os presépios que preparamos. Segundo os evangelhos do Natal , ninguém O esperava. Foram precisos os anjos para prevenirem Maria, José e os pastores, e a estrela para os magos. De seguida, no começo do seu ministério de pregação, Jesus veio também discretamente ao Jordão. João Baptista reconheceu-O e preparou-Lhe o caminho de diversos modos: apontando-O aos primeiros discípulos e precedendo-O no caminho, como se proclama na sua festa (24 Junho). Os evangelhos apresentam-nos em paralelo as duas vidas de Jesus e João, para cada um uma anunciação, um nascimento, um ministério de pregação e o martírio ou a paixão. O calendário litúrgico registrou estes paralelismos com duas natividades: a de João Baptista, que decresce para dar lugar a Cristo (solistício de verão, 24 de Junho, ver Jo 3,30); a de Jesus quando o tempo do sol começa a crescer (solistício de inverno).
da revista “Signes d’aujourd’hui nº 187

“Creio no incrível, nas coisas assombrosas, / Na ocupação do mundo, pelas rosas, / Creio que o Amor tem asas de ouro. Amen”
Natália Correia

Ao longo dos dias

– Neste domingo, 10 de Dezembro, decorrerá uma Colheita de Sangue no Secretariado Paroquial, das 9H00 às 13H00. Neste gesto tão profundamente “natalício”, porque é sempre dádiva de vida, somos convidados não só à partilha deste precioso dom mas também a estimular outros a vencer receios e desconhecimentos. Podemos divulgar entre os amigos.

– Na próxima terça-feira, 12 de Dezembro, não haverá Missa na Igreja Paroquial, mas realiza-se Celebração da Palavra com distribuição da Comunhão às 19H00.

– Alguns grupos da catequese estão a recolher brinquedos e material escolar para oferecer a crianças de um Centro de Acolhimento Temporário que existe em Vialonga. São 22 crianças necessitadas dos 4 meses aos 12 anos. Quem quiser associar-se com as suas ofertas poderá fazê-lo até 6ª feira, 15 de Dezembro, entregando-as no Secretariado.

– A Reunião mensal dos Catequistas será na sexta-feira, 15 de Dezembro, às 21H30 no Secretariado Paroquial.

No sábado 16 de Dezembro não haverá Missa nas Comunidades de Povos e do Bom Retiro.

– Na vivência do Advento e preparação do Natal também pelo sacramento da Reconciliação anunciam-se alguns horários de confissões na Igreja Paroquial: Quarta,13 DEZ das 18H00 às 19H00, Sexta 15 DEZ das 18H00 às 19H00, Segunda, 18 DEZ, Celebração Penitencial às 21H00 (com a ajuda de vários padres).

– O Coro Notas Soltas apresenta o Concerto de Natal, no próximo sábado, 16 de Dezembro, às 21H30 na Igreja Paroquial. Constando o programa em várias peças natalícias e excertos do “Glória” de Vivaldi convidam-se todos a assistir a este acontecimento musical que nos é oferecido nesta quadra festiva.

Sem comentários: