domingo, 21 de janeiro de 2007

BILHETE POSTAL 21 de 14/01/2007

DOMINGO II DO TEMPO COMUM
Ano C

Convidados para a Festa

Entramos no Tempo Comum com o relato desta festa de casamento que esteve à beira de se tornar um fiasco. Como muitas das nossas festas quando esquecemos que o vinho da alegria implica a nossa entrega quotidiana! N. Senhora, atenta às necessidades dos seus filhos, vai alertar Jesus para a eminente desgraça. E, mesmo não tendo chegado a sua hora, Jesus realiza, com a maior das discrições, este milagre de mudar a água em vinho bom. Acabou o tempo das purificações (simbolizado nas talhas de água), chegou o tempo da graça e da festa (simbolizado no vinho). Mas ele é também sinal desta aliança de amor de Deus com a humanidade, de que a Eucaristia é celebração contínua. O vinho é festa (quando não se torna desgraça em muitos casos) mas necessita da nossa entrega. Ele é também sangue derramado e pede-nos a coragem da mudança! . P.Vitor Gonçalves

Saber mais... BODAS OU CASAMENTO?

O relato das Bodas de Caná não faz nenhuma referência a uma cerimónia religiosa na sinagoga ou no templo para este casamento. Do mesmo modo, nenhuma epístola do Novo Testamento nem nenhum outro documento dos três primeiros séculos faz menção, para a celebração dos casamentos cristãos, de uma liturgia especial nas assembleias cristãs. Com efeito, os ritos do casamento realizavam-se no contexto das casas familiares, com as bênçãos que os membros da família pediam para a jovem esposa. Faz-se disto referência a propósito de Rebeca, quando ela deixa a casa paterna para ser conduzida até Isaac (Gn 24,60). O livro de Tobias (8,17) recolheu a bênção que Sara e Tobias receberam do pai de Sara: “Derrama sobre eles, Senhor, misericórdia e salvação, fazendo com que cheguem ao fim da sua vida em alegria e graça.” Mais tarde, no Ocidente, após o séc. XI, estas bênção eram dadas nas igrejas pelos padres.

da revista “Signes d’aujourd’hui nº 187

Ao longo dos dias

  • Neste Domingo 14 de Janeiro estarão connosco seminaristas dos Olivais e membros do Pré-Seminário. Orientarão um encontro com os jovens que fizeram o Crisma no ano passado a 22 de Janeiro, no qual serão entregues os diplomas assinados por D. Tomás Nunes. Este encontro realiza-se no Secretariado a partir das 16H00, culminando com a Missa das 19H00 e convidam-se para ele todos os jovens crismados em 2006 (e em anos anteriores).

  • O Coro Notas Soltas cantará as Janeiras para a nossa Comunidade Paroquial no final da Missa das 19H00 (pelas 20H00) no próximo Domingo, 14 de Janeiro, no Largo Conde Ferreira. A nossa presença será um estímulo para esta tradição que tem raízes tão significativas entre o nosso povo.

  • Na próxima terça-feira, 16 de Janeiro, realiza-se na nossa Paróquia a Reunião Mensal dos Padres da Vigararia IX. Com início pelas 16H00, culminará com a celebração da Eucaristia às 19H00, na Igreja Paroquial, presidida por D. Tomas Nunes.

  • De 18 a 25 de Janeiro decorre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O tema será: “Ele faz os surdos ouvirem e os mudos falarem” (Mc 7, 37) e propõe dois objectivos: “orar pela unidade dos cristãos e buscá-la juntos; e, também, unir as nossas forças para dar uma resposta aos sofrimentos humanos.”

  • Na segunda-feira, 22 de Janeiro, celebraremos a Festa do nosso Padroeiro S. Vicente. Haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial.

  • A Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa acolhe, nos dias 27 e 28 de Janeiro o Fórum 2007 sobre educação, com o tema “Risco de Educar”. Destina-se a pais, professores e educadores, responsáveis de instituições e organismos educativos. Informações e inscrições no site www.riscodeeducar.com, e pelo telefone 218851285.

Sem comentários: