domingo, 17 de dezembro de 2006

BILHETE POSTAL 17 de 17/12/2006



Domingo III do Advento Ano C
A tarefa da alegria

Corremos o risco de gastar a palavra alegria. Pensamos que ela tem a ver com muita agitação e ruído, com o espalhafato e grandes gargalhadas, mas sinto-a, cada vez mais, no sorriso e na serenidade, na calma e na contemplação. A pressa é sua inimiga, e os pensamentos menos bons não a deixam crescer. É irmã da paz e da justiça e gosta de nos ver fazer o bem, principalmente quando é difícil. É o consolo para quem não anda zangado consigo nem com o mundo, e ensina a descobrir o amor que ainda pode ser dado, quando muitos já desistiram. Acredita que é sempre possível fazermos novas as coisas a que nos habituámos, e enche de cores o que era cinzento. A minha alegria chama-se Jesus. E a tua?
P. Vitor Gonçalves


Saber mais... CONVERSÃO
Os cobradores de impostos (ou publicanos) e os soldados precisavam mesmo dos conselhos de João Baptista para saberem o que deviam fazer? Tinham os seus chefes e oficiais para lhes darem instruções. De facto, os que tinham vindo a João, procuravam mudar de vida. Tinham trocado as cidades pelo deserto. Vinham aprender um novo comportamento social. Tinham vivido até então sob a lei do benefício e da força, mas junto de João Baptista, iniciam-se na lei da partilha. É uma conversão: mudar de mestre e mudar de lei, e caminhar com perseverança nesse caminho. A conversão cristã comporta as mesmas dimensões. Para os que foram baptizados na infância ou mais tarde, as escolhas foram já feitas, agora é o tempo da perseverança. As celebrações dominicais recordam-nos a nossa escolha inicial e nós confirmamo-las nas aclamações a Cristo. As leituras instruem-nos e comunicam-nos a lei da vida. Elas mantém-nos na fidelidade ao nosso guia: Jesus Cristo.
da revista “Signes d’aujourd’hui nº 187


“E a distância que existe entre o não-ser e o ser / É uma questão de não se ter medo de ir longe demais / O que ainda não tem preço é sempre o que vale mais.” Jorge Palma


Ao longo dos dias

– Na vivência do Advento e preparação do Natal também pelo sacramento da Reconciliação anunciam-se alguns horários de confissões: Segunda, 18 DEZ, Celebração Penitencial às 21H00 (com a ajuda de vários padres), Quinta, 21 DEZ, e Sexta, 22 DEZ das 9H30 às 12H00 na Igreja da Misericórdia.

– Na próxima terça-feira, 19 de Dezembro, realiza-se a Reunião dos Padres da Vigararia IX, na Paróquia de Aveiras de Cima. Por esse motivo a Missa não será às 19H00 mas sim às 8H30 na Igreja Paroquial.

Nas paróquias vizinhas realizam-se Celebrações Penitenciais nos seguintes dias: SAMORA CORREIA, Domingo 17, às 21H00; FORTE DA CASA, Quarta 20, às 21H00; PÒVOA DE SANTA IRIA, Quinta 21, às 21H00; ALVERCA E VIALONGA, Sexta 22, às 21H00.

– As festas de Natal nos Lares da Santa Casa da Misericórdia serão na quarta-feira, 20 às 15H00 no Lar 1 e na quinta-feira, 21 às 14H30 no Lar 2, iniciando com a celebração da Missa nas respectivas salas de convívio.

– Este ano também haverá Missa de Natal no Lar da Galache na sexta-feira, 22, às 14H30.

– Os horários das Missas de Natal e Ano Novo serão os seguintes: Domingos 24 e 31 de Dezembro não haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial. No domingo 24 de Dezembro haverá Missa de Vigília às 19H00 na Capela da Quinta de Baixo, na Loja Nova. A “Missa do Galo” será às 24H00 do dia 24 de Dezembro na Igreja Paroquial. No dia de Natal e de Ano Novo apenas haverá Missa às 11H00 e às 19H00 na Igreja Paroquial.

– Nos dias 26 de Dezembro e 2 de Janeiro o Secretariado estará encerrado e não haverá Missa na Igreja Paroquial.

1 comentário:

js disse...

Sr. Padre Vitor, foi com alguma estranhesa que o ouvi referir, na missa do dia 17 às 19:00h que ainda não tinha visto comentários no seu blog... efectivamente, já tem dois, e com este três...
o facto de ter definido os comentários de modo a permitir só comentários de quem tem uma conta Google é um dos motivos para a ausencia de comentários, outra é a pouca divulgação que o blog tem nos meios bloguisticos... pois o mundo da blogosfera é tão cruel quanto o mundo em geral e nestas coisas quem não é suficientemente conhecido só é comentado quem comenta ...para tem uma melhor noção do numer de visitas deverá ter um contador sugiro um gratuito do Sitemeter que permitirá inserir o blog no blogometro... entretanto sugiro que passe e comente nos blogs http://pdivulg.blogs.sapo.pt e http://moc.blogs.sapo.pt dado que são blogs de inspiração cristã ...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt