segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

BILHETE POSTAL 20 de 7 de Janeiro de 2007


7 de Janeiro de 2007

Epifania do Senhor

Seguimos que estrela?

Os Magos são uma das mais belas imagens dos cristãos. Inquietos por algo maior, tudo deixam para seguir uma estrela que lhes “fala” de Alguém, maior do que tudo o que já possuem. E mesmo quando a perdem, não desistem. Sentem que aquele chamamento é mais forte do que a escuridão. E Deus responde-lhes até por quem menos se esperava: Herodes. Vai ser este rei, símbolo de todos os que vivem centrados em si mesmos, incapazes de amar e adorar, que vai mostrar-lhes na Escritura o caminhgo para Belém. Diante do Menino dão o melhor de si mesmos: dão-se como presente. Por isso podem regressar por outro caminho, iluminado, sendo também anunciadores do amor de Deus a todos. Será que a estrela que seguimos é também Jesus? P. Vitor Gonçalves

Saber mais... MISTÉRIO

Por meio de que palavras podemos nomear a imensa e admirável obra de Cristo? Obra, projecto, acção, empresa, operação? Nenhuma palavra do nosso vocabulário pode descrever a missão de Jesus, a não ser aquele que o Apóstolo Paulo nos propõe: mistério (2ª leitura). O profeta Daniel já a tinha utilizado para nomear os projectos de Deus (Dan 2, 18). Na sua reflexão sobre a obra de Cristo, os apóstolos compreenderam que Jesus realizou esses projectos, oferecendo a Aliança de Deus, não apenas a um povo, mas a toda a humanidade (2ª leitura e Rom. 16,25). Então, com este significado recebido da Bíblia, este termo entrou na linguagem da liturgia, em particular nas orações eucarísticas. Ele permite nomear de modo global toda a obra de Deus, que começa com a Criação e as Alianças até ao encontro regular com as comunidades do seu Povo na liturgia. Os cristãos orientais utilizam-no para nomear os sacramentos. . da revista “Signes d’aujourd’hui nº 187


Escutai ó ,nobre gente / escutai e ouvireis / que da parte do Oriente / são chegados os três reis.” Tradição popular

Ao longo dos dias

Nesta solenidade da Epifania as crianças que fizeram o seu Mealheiro Missionário ao longo do Advento e do Natal são convidadas a virem trazê-los ao altar. É o dia da Infância Missionária. Destinam-se a ajudar as crianças dos países mais pobres onde estão missionários.

No próximo Domingo 14 de Janeiro estarão connosco seminaristas dos Olivais e membros do Pré-Seminário. Orientarão um encontro com os jovens que fizeram o Crisma no ano passado a 22 de Janeiro, no qual serão entregues os diplomas assinados por D. Tomás Nunes. Este encontro realiza-se no Secretariado a partir das 16H00, culminando com a Missa das 19H00 e convidam-se para ele todos os jovens crismados em 2006 (e em anos anteriores).

A Festa do Baptismo do Senhor é nesta segunda-feira, 8 de Janeiro. Haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial.

ORAÇÃO AOS REIS MAGOS

Oh! admiráveis e fascinantes personagens, oh! maravilhosos e misteriosos portadores de esperança, oh! aventureiros da fé, que tudo deixastes para seguir a luz radiosa que vos assinalava o caminho!

Vós nos ensinais a acreditar, a ter ideais, a olhar para o alto, a ver mais longe, a esperar a luz. Encontrastes a estrela que vos guiou na viagem, uma luz nova, diferente, mais resplandecente, uma luz especial, mais brilhante. Encontrastes a Luz que é Cristo.

O vosso exemplo e a vossa atitude fortalecem-nos diante das dificuldades e dos obstáculos. Que a luz que vos guiou ilumine todos os povos, ilumine todos os homens e mulheres, ilumine os nossos corações. Que os caminhos por onde andamos sejam novos e cheios de bondade e de paz. Amen!






2 comentários:

Danilo disse...

Prezado Pe. Vitor,

Antes de mais nada, peço desculpas por utilizar esse espaço de comentários para lhe dirigir uma mensagem particular. Mas não encontrei seu e-mail a fim de que enviasse mensagem privada.

Seu blog foi incluído no Guia de Blogs Católicos (http://blogscatolicos.blogspot.com). O objetivo do Guia é tornar mais fácil o acesso a qualquer blog católico em lingua portuguesa. Mas para que esse objetivo seja alcançado, precisamos de sua colaboração. Inclua um link do Guia em seu blog! Assim, quanto mais pessoas acessarem o Guia, mais estaremos divulgando todos os blogs que procuram evangelizar no ciber-espaço!

Maria Goreti disse...

Bom dia Padre Vitor

Para inicio de ano achei interessante o tema da viagem dos Reis Magos como uma viagem guiada por uma sinal de esperança. A actualidade da mensagem, para mim, foi, é e será intemporal. Mas repare-se que ela transmite uma visão de um povo que segue com confiança um sinal celeste, não terreno, como guia dos seus passos... Será que, já naquele tempo, os sinais dos homens não inspiravam confiança, não transmitiam sinais de esperança? Hoje sinto que os laços humanos estão por demais fragilizados pelas constantes rupturas sociais a que assistimos e, de facto, imagino-nos um povo a quem só Algo que ultrapasse a dimensão humana pode socorrer. Mas ... se não conseguirmos identificar sinais de esperança entre os humanos que nos são próximos, penso que também não os conseguiremos identificar nos céus, e esse é o meu receio! É que sempre acreditei que, não sei quem disse "Deus quer pelos Homens salvar os Homens", pela liberdade que nos dá de pensar, agir, e actuar! Talvez esta seja a tarefa mais difícil que Ele nos pede!...
Um santo dia para si
Goreti