segunda-feira, 12 de março de 2007

BILHETE POSTAL 26 de 18/02/2007


Domingo VI Comum

18 de Fevereiro de 2007

“Queridos inimigos"

Jesus ousa pedir coisas difíceis aos seus amigos: amar os inimigos, fazer o bem a quem nos odeia, bendizer os que nos amaldiçoam, orar pelos que nos injuriam? Vá lá não fazermos aos outros o que eles nos fazem, e já é muito, não é? Na verdade, com os critérios mais comuns é muito difícil aceitar e viver a proposta revolucionária de Jesus. Não basta ter boa educação e respeito, não fazer o mal nem desejá-lo a ninguém. Jesus pede uma atitude renovada em que travamos o mal com a abundância de bem. Não julgar, não condenar, não pode ser apenas uma atitude de distância. O que o evangelho pede é proximidade, ir ao encontro do melhor que há em cada um. Pedimos que Jesus aumente a nossa coragem para vivermos como Ele nos desafia! P. Vitor Gonçalves

Saber mais... IMAGEM, OU ÍCONE

O tema da imagem atravessa toda a Bíblia. Tem início no relato da criação, que revela este grande mistério: “Deus criou o homem à sua imagem” (Gn 1,26-27). Noutro lugar, eis o apóstolo que proclama: “o homem que veio do céu é o modelo dos homens celestes”, somos à imagem de Jesus Cristo (2ª leitura deste domingo). Porque a primeira imagem de Deus no homem foi desfeita pelo pecado, Jesus entrou na humanidade para restaurar esta imagem em todos os que o seguem ( Rom 8,29; Col 3,10). Ora, se Deus é invisível, em Jesus sua imagem, tornou-se visível (2 Co 4,4). Ao longo dos séculos, depois de numerosos debates, as Igrejas concluíram que era legítimo representar a imagem de Cristo (Niceia II, 787), e que esta imagem ou ícone (termo grego da Bíblia que significa imagem), estava ao serviço da comunicação de Deus com os seus fiéis. Com efeito, o ícone de Cristo pede o nosso olhar: e o seu olhar transforma-nos à sua imagem. Que responsabilidade para o pintor representar a face divina! adaptado da revista

adaptado de “Signes d’aujourd’hui nº 188

“Erguei o nosso ser à transparência / Para podermos ler melhor a vida / Para entendermos vosso mandamento / Para que venha a nós o vosso reino / Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos.” Sophia M.B.


Ao longo dos dias


Neste sábado, 17 de Fevereiro não haverá Missas em Povos e Bom Retiro, apenas haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial. No Domingo, 18 de Fevereiro não haverá Missa na Marinha nem a Missa das 19H00 na Igreja Paroquial. A única Missa na Paróquia será às 11H00 na Igreja Paroquial.

O Secretariado Paroquial reabre na Quarta-Feira de Cinzas, 20 de Fevereiro. A Igreja Paroquial encerrará na 2ª e 3ª feira, 19 e 20 de Fevereiro.

A Quaresma inicia com a celebração de Quarta-Feira de Cinzas a 21 de Fevereiro. Haverá Missa às 16H00 e às 19H00 na Igreja Paroquial. Todos os que frequentam e animam a catequese são especialmente convidados para a celebração das 16H00 em que receberão o “Kit” da caminhada para a Páscoa.

Na quinta-feira, 22 de Fevereiro retomamos a celebração da Missa às 8H30 na Igreja Paroquial. Não haverá ainda nesse dia Missa às 17H30 na Igreja da Misericórdia.

Na próxima sexta-feira, 23 de Fevereiro haverá Via Sacra na Igreja Paroquial às 18H10, antecedendo a Missa das 19H00. Nas sextas-feiras da Quaresma meditaremos na Igreja Paroquial o caminho da Cruz, sempre antes da Missa da tarde.

Sem comentários: