segunda-feira, 12 de março de 2007

BILHETE POSTAL de 11/03/2007


Domingo III da Quaresma

11 de Março de 2007

A ternura e paciência de Deus

Moisés pede a Deus que lhe revele o seu nome. Mas Deus revela-se mais pelo cuidado e atenção que tem com o seu povo, e pela decisão em libertá-lo da escravidão. Estamos convencidos desta ternura com que Deus nos vê? Acreditamos mesmo que Ele faz tudo para nos libertar dos nossos “egiptos”? Em Jesus Ele fez-se Deus-connosco, plenamente solidário da humanidade. Como é possível ainda muitos agarrarem-se às imagens de um Deus que se zanga e condena? O evangelho revela-nos como Ele é paciente, e como o vinhateiro da leitura, espera sempre que demos frutos bons e saborosos. Deus tem esperança em nós... e nós, alimentamos também a nossa esperança n’Ele? Abrimo-nos à sua graça? Como podemos ser sinais de ternura e paciência junto dos que estão mais próximos de nós?

Saber mais... TIPOLOGIA

Quando o Apóstolo Paulo fala do rochedo, de onde jorra a fonte que mata a sede ao povo no deserto, ele vê um anúncio de Cristo, que, pelo baptismo, faz jorrar na Igreja a fonte para a vida eterna. O Apóstolo explica ainda que os acontecimentos do Antigo Testamento devem servir de exemplo. Ele próprio, os outros apóstolos e os pregadores que lhe sucederam, colocaram em relação os principais acontecimentos do Antigo Testamento com as acções e palavras de Jesus, durante o seu ministério e na vida das suas igrejas. A bênção do círio e da água na Vigília Pascal ilustram abundantemente este modo de ligar as acções de Deus nas três etapas da história do seu Povo. Esta leitura das obras de Deus é chamada tipologia, palavra formada a partir de typos, modelo, exemplo, um termo empregue pelo Apóstolo Paulo na segunda leitura deste domingo. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº

“Quando o olho está desobstruído, o resultado é a visão. Quando o coração está desobstruído, o resultado é o amor.” Anthony de Mello

Ao longo dos dias


Neste domingo 11 de Março as crianças do 4º Catecismo terão a sua FESTA DO BAPTISMO nas instalações da Marinha. Culminará este encontro com a celebração da Missa às 16H00 na Igreja da Marinha, não se realizando a habitual Missa às 10H00.

Na próxima quarta-feira, 14 de Março não haverá Missa na Igreja Paroquial. O Senhor Patriarca convidou a Diocese a participar numa Missa de Acção de Graças pela nova missão de D. Manuel Clemente como Bispo do Porto, na Igreja de S. Vicente de Fora, nesse dia, às 19H30.

Estamos a organizar uma viagem de autocarro ao Porto no Domingo 25 de Março para participar, às 16H00 na Sé do Porto, na celebração de tomada de posse de D. Manuel Clemente. A viagem, com almoço incluído, tem o custo de 35,00 euros e as inscrições podem ser feitas no Secretariado nos seguintes horários: 2ª feira: 9-11 horas; 3ª e 5ª feira: 17-19 horas. O valor é pago no acto de inscrição.

Sacramento da Reconciliação: Quinta, 15 de Março, 9H30-10H30 Igreja Paroquial; 17H-17H30 Igreja da Misericórdia.

No sábado, 17 de Março haverá Reunião de Acólitos às 15H00 na Igreja Paroquial.

No próximo sábado, 17 de Março, não haverá Missa nas Comunidades de Povos e do Bom Retiro.

Na caminhada quaresmal da Catequese estamos a programar duas actividades próximas: o Encontro com pais na sexta-feira, 16 de Março, às 21H30 na Igreja Paroquial, e uma Via Sacra da Catequese ao Senhor da Boa Morte no sábado, 24 de Março, às 15H00 no sopé do monte do Senhor da Boa Morte em Povos, culminando com a Missa às 16H30. Procurem disponibilizar as vossas agendas para participar.

Sem comentários: