
Domingo III da Quaresma
11 de Março de 2007
A ternura e paciência de Deus
Moisés pede a Deus que lhe revele o seu nome. Mas Deus revela-se mais pelo cuidado e atenção que tem com o seu povo, e pela decisão em libertá-lo da escravidão. Estamos convencidos desta ternura com que Deus nos vê? Acreditamos mesmo que Ele faz tudo para nos libertar dos nossos “egiptos”? Em Jesus Ele fez-se Deus-connosco, plenamente solidário da humanidade. Como é possível ainda muitos agarrarem-se às imagens de um Deus que se zanga e condena? O evangelho revela-nos como Ele é paciente, e como o vinhateiro da leitura, espera sempre que demos frutos bons e saborosos. Deus tem esperança em nós... e nós, alimentamos também a nossa esperança n’Ele? Abrimo-nos à sua graça? Como podemos ser sinais de ternura e paciência junto dos que estão mais próximos de nós?
Saber mais... TIPOLOGIA
Quando o Apóstolo Paulo fala do rochedo, de onde jorra a fonte que mata a sede ao povo no deserto, ele vê um anúncio de Cristo, que, pelo baptismo, faz jorrar na Igreja a fonte para a vida eterna. O Apóstolo explica ainda que os acontecimentos do Antigo Testamento devem servir de exemplo. Ele próprio, os outros apóstolos e os pregadores que lhe sucederam, colocaram em relação os principais acontecimentos do Antigo Testamento com as acções e palavras de Jesus, durante o seu ministério e na vida das suas igrejas. A bênção do círio e da água na Vigília Pascal ilustram abundantemente este modo de ligar as acções de Deus nas três etapas da história do seu Povo. Esta leitura das obras de Deus é chamada tipologia, palavra formada a partir de typos, modelo, exemplo, um termo empregue pelo Apóstolo Paulo na segunda leitura deste domingo. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº
“Quando o olho está desobstruído, o resultado é a visão. Quando o coração está desobstruído, o resultado é o amor.” Anthony de Mello
– Neste domingo 11 de Março as crianças do 4º Catecismo terão a sua FESTA DO BAPTISMO nas instalações da Marinha. Culminará este encontro com a celebração da Missa às 16H00 na Igreja da Marinha, não se realizando a habitual Missa às 10H00.
– Na próxima quarta-feira, 14 de Março não haverá Missa na Igreja Paroquial. O Senhor Patriarca convidou a Diocese a participar numa Missa de Acção de Graças pela nova missão de D. Manuel Clemente como Bispo do Porto, na Igreja de S. Vicente de Fora, nesse dia, às 19H30.
– Estamos a organizar uma viagem de autocarro ao Porto no Domingo 25 de Março para participar, às 16H00 na Sé do Porto, na celebração de tomada de posse de D. Manuel Clemente. A viagem, com almoço incluído, tem o custo de 35,00 euros e as inscrições podem ser feitas no Secretariado nos seguintes horários: 2ª feira: 9-11 horas; 3ª e 5ª feira: 17-19 horas. O valor é pago no acto de inscrição.
– Sacramento da Reconciliação: Quinta, 15 de Março, 9H30-10H30 Igreja Paroquial; 17H-17H30 Igreja da Misericórdia.
– No sábado, 17 de Março haverá Reunião de Acólitos às 15H00 na Igreja Paroquial.
– No próximo sábado, 17 de Março, não haverá Missa nas Comunidades de Povos e do Bom Retiro.
– Na caminhada quaresmal da Catequese estamos a programar duas actividades próximas: o Encontro com pais na sexta-feira, 16 de Março, às 21H30 na Igreja Paroquial, e uma Via Sacra da Catequese ao Senhor da Boa Morte no sábado, 24 de Março, às 15H00 no sopé do monte do Senhor da Boa Morte em Povos, culminando com a Missa às 16H30. Procurem disponibilizar as vossas agendas para participar.
Sem comentários:
Enviar um comentário