segunda-feira, 26 de março de 2007

BILHETE POSTAL de 18/03/2007


Domingo IV da Quaresma,
18 de Março de 2007

O abraço do Pai

Jesus ao longo do evangelho está constantemente a falar do Pai. Do seu Pai que vamos descobrindo que é nosso também. E esta parábola de hoje mostra como é o seu amor: capaz de tudo dar, tudo perdoar para salvar os seus filhos. Podemos identificar-nos com o filho mais novo mas também temos um bocadinho do filho mais velho. E será que vamos tendo também um pouco do Pai? Esta casa aberta de onde se pode sair mas que nunca fecha as portas aos filhos é um desafio a realizar. Creio que Jesus nos pede para não desperdiçar os dons de vida que nos são dados, mas não condena definitivamente ninguém à fome nem a ficar de fora. O que pode ser renovado não deve ficar na morte, o que pode ser salvo não pode ficar esquecido. Porque este Pai faz sempre festa quando passamos da morte à vida! E mostra-o com o seu abraço. Vamos treinando os abraços ou as condenações? Como viver um amor exigente?

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... OS MINISTÉRIOS NA IGREJA

Para falar com Deus e rezar não temos necessidade de embaixadores que intervenham utilmente em nosso lugar. Com efeito, recebemos o Espírito Santo, no qual podemos dirigir-nos directamente a Deus, e até chamá-lo afectuosamente Pai (Abba, Rom 8,15). Somos um povo sacerdotal, oferecemos todos a Deus, sob a condução de Cristo, o sacrifício do louvor, como exprime a linguagem das orações eucarísticas (sempre no plural, “nós Vos oferecemos”). Por outro lado, para nos falar e recordar todos os seus dons, desde a sua Palavra até ao seu Espírito e a Vida em plenitude, Deus precisa de embaixadores, como explica o apóstolo na 2ª leitura deste domingo. Tal é a originalidade dos ministérios cristãos, não são embaixadores do povo junto de Deus, como eram os sumo-sacerdotes de Jerusalém (Heb 9,6-7), mas embaixadores de Deus junto do seu povo, desde os catequistas aos Bispos. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188

“Nunca construa um muro sem saber o que está a deixar do lado de dentro e o que fica do lado de fora.” John Powell, sj

Ao longo dos dias

Estamos a organizar uma viagem de autocarro ao Porto no Domingo 25 de Março para participar, às 16H00 na Sé do Porto, na celebração de tomada de posse de D. Manuel Clemente. A viagem, com almoço incluído, tem o custo de 35,00 euros e as inscrições podem ser feitas no Secretariado nos seguintes horários: 2ª feira: 9-11 horas; 3ª e 5ª feira: 17-19 horas. O valor é pago no acto de inscrição. Ainda estão disponíveis alguns lugares.

Sacramento da Reconciliação: Terça, 20 de Março, 17H30-18H50 Igreja Paroquial.

Na próxima quinta-feira, 22 de Março, não haverá Missa às 17H30 na Igreja da Misericórdia.

Na caminhada quaresmal da Catequese estamos a programar uma Via Sacra da Catequese ao Senhor da Boa Morte no sábado, 24 de Março, às 15H00. Partindo do sopé do monte do Senhor da Boa Morte em Povos, culminamos com a Missa às 16H30. Procurem disponibilizar as vossas agendas para participar.

As crianças do 3º Catecismo irão fazer a sua Festa do Perdão com uma actividade na Quinta da Subserra no sábado 24 de Março, terminando no domingo 25 de Março na Missa das 11H00 na Igreja Paroquial.

As Vigararias I a IV de Lisboa promovem um encontro comemorativo dos 40 anos na POPULORUM PROGRESSIO na Universidade Católica na quarta-feira, 28 de Março às 18H00, sobre a Doutrina Social da Igreja.

Na solenidade de S. José nesta 2ª feira, 19 de Março e na da Anunciação do Senhor, transferida para a próxima segunda-feira, 26 de Março haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial.

Sem comentários: