segunda-feira, 26 de março de 2007

BILHETE POSTAL de 25/03/2007


Domingo IV da Quaresma,
25 de Março de 2007

Jesus faz-nos reviver

Aproximamo-nos da Páscoa e o “mundo novo” que Cristo inaugurou ilumina as nossas vidas. Está em germe e em crescimento no meio de nós: será que o conseguimos ver? Ou a cegueira que nos faz tentar remediar o mal “apedrejando” o malvado ainda tem mais força? A mulher do evangelho de hoje encontra em Jesus o novo alento para viver. Ele oferece-lhe uma vida nova, a páscoa após a morte, a renovação após a desolação. A dar-lhe de novo a liberdade restaura a digndade que perdera com os seus actos. Pode amar e ser amada. Pode ter esperança num futuro melhor. Porque Jesus é um apaixonado da vida, um amante da vida, que não se resigna a nunca deixar ninguém fechado nas suas faltas. É assim que amamos?

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... CONHECER CRISTO

O bom pastor conhece as suas ovelhas, e as suas ovelhas conhecem-no, diz-nos Jesus (4º domingo da Páscoa). Ora, o apóstolo Paulo, na 2ª leitura deste domingo, explica como ele procurou conhecer Cristo: ele foi alcançado por Cristo e deseja, por seu lado, alcançá-l’O. O mesmo caminho é proposto a todos os cristãos, sem excepção, sem exigir uma cultura especializada nem a pertença a grupos particulares, porque é a liturgia que no-lo permite e oferece.Com efeito, ela faz-nos conhecer Cristo, não apenas pelas leituras, mas também pelas orações que coloca na nossa boca e no nosso coração. Assim, as orações eucarísticas impregnam nas nossas memórias um condensado deste conhecimento para podermos proclamar: “Glória a Vós que morrestes, glória a Vós que viveis...”. Recebendo o pão partido, mergulhado no cálice do sangue derramado, nós “comungamos nos sofrimentos da sua paixão, na esperança de chegar com Ele à ressurreição.” Esta familiaridade com Cristo deve intensificar-se de domingo em domingo. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188

É pena que haja pessoas que atravessem a vida sem jamais ter a ideia de ir acordar o sol! Ou de ir levar, ao querido amigo, um agradecimento na hora do anoitecer.” D. Helder Câmara

Ao longo dos dias


Nesta segunda-feira, 26 de Março, celebramos a Solenidade da Anunciação do Senhor com a Eucaristia às 19H00 na Igreja Paroquial.

A Reunião dos Padres da Vigararia IX realiza-se nesta terça-feira, 27 de Março, na Paróquia da Póvoa de Santa Iria. Por esse motivo a Missa das 19H00 é antecipada para as 8H30 na Igreja Paroquial.

Celebrações Penitenciais nas Paróquias vizinhas: Quarta-feira 28, no Forte da Casa; Quinta-feira, 29, na Póvoa de Santa Iria, Domingo, 1 de Abril, em Samora Correia, Segunda, 2 de Abril, em Vila Franca de Xira, Terça, 3 de Abril, em Alverca. As celebrações iniciam às 21H00.

Confissões na Igreja da Misericórdia: Quinta-feira, 29 de Março, 16H30-17H30.

As crianças do 3º Catecismo irão fazer a sua Festa do Perdão com uma actividade na Quinta da Subserra no sábado 24 de Março, terminando no domingo 25 de Março na Missa das 11H00 na Igreja Paroquial.

As Vigararias I a IV de Lisboa promovem um encontro comemorativo dos 40 anos na POPULORUM PROGRESSIO na Universidade Católica na quarta-feira, 28 de Março às 18H00, sobre a Doutrina Social da Igreja.

A Renúncial Quaresmal proposta pelo Senhor Patriarca para a nossa Diocese destina-se ao Fundo Diocesano de Ajuda Inter-Eclesial”. Os envelopes poderão ser entregues nos ofertórios das Missas do próximo sábado e Domingo em que damos início à Semana Santa com a celebração de Domingo de Ramos. As Missas serão nos horários habituais de sábado : no Domingo a Missa da Marinha será às 9H30 e a da Igreja Paroquial inicia com a Procissão de Ramos do Largo da Misericórdia para a Igreja Paroquial às 10H30. Haverá Missa às 19H00.


BILHETE POSTAL de 18/03/2007


Domingo IV da Quaresma,
18 de Março de 2007

O abraço do Pai

Jesus ao longo do evangelho está constantemente a falar do Pai. Do seu Pai que vamos descobrindo que é nosso também. E esta parábola de hoje mostra como é o seu amor: capaz de tudo dar, tudo perdoar para salvar os seus filhos. Podemos identificar-nos com o filho mais novo mas também temos um bocadinho do filho mais velho. E será que vamos tendo também um pouco do Pai? Esta casa aberta de onde se pode sair mas que nunca fecha as portas aos filhos é um desafio a realizar. Creio que Jesus nos pede para não desperdiçar os dons de vida que nos são dados, mas não condena definitivamente ninguém à fome nem a ficar de fora. O que pode ser renovado não deve ficar na morte, o que pode ser salvo não pode ficar esquecido. Porque este Pai faz sempre festa quando passamos da morte à vida! E mostra-o com o seu abraço. Vamos treinando os abraços ou as condenações? Como viver um amor exigente?

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... OS MINISTÉRIOS NA IGREJA

Para falar com Deus e rezar não temos necessidade de embaixadores que intervenham utilmente em nosso lugar. Com efeito, recebemos o Espírito Santo, no qual podemos dirigir-nos directamente a Deus, e até chamá-lo afectuosamente Pai (Abba, Rom 8,15). Somos um povo sacerdotal, oferecemos todos a Deus, sob a condução de Cristo, o sacrifício do louvor, como exprime a linguagem das orações eucarísticas (sempre no plural, “nós Vos oferecemos”). Por outro lado, para nos falar e recordar todos os seus dons, desde a sua Palavra até ao seu Espírito e a Vida em plenitude, Deus precisa de embaixadores, como explica o apóstolo na 2ª leitura deste domingo. Tal é a originalidade dos ministérios cristãos, não são embaixadores do povo junto de Deus, como eram os sumo-sacerdotes de Jerusalém (Heb 9,6-7), mas embaixadores de Deus junto do seu povo, desde os catequistas aos Bispos. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188

“Nunca construa um muro sem saber o que está a deixar do lado de dentro e o que fica do lado de fora.” John Powell, sj

Ao longo dos dias

Estamos a organizar uma viagem de autocarro ao Porto no Domingo 25 de Março para participar, às 16H00 na Sé do Porto, na celebração de tomada de posse de D. Manuel Clemente. A viagem, com almoço incluído, tem o custo de 35,00 euros e as inscrições podem ser feitas no Secretariado nos seguintes horários: 2ª feira: 9-11 horas; 3ª e 5ª feira: 17-19 horas. O valor é pago no acto de inscrição. Ainda estão disponíveis alguns lugares.

Sacramento da Reconciliação: Terça, 20 de Março, 17H30-18H50 Igreja Paroquial.

Na próxima quinta-feira, 22 de Março, não haverá Missa às 17H30 na Igreja da Misericórdia.

Na caminhada quaresmal da Catequese estamos a programar uma Via Sacra da Catequese ao Senhor da Boa Morte no sábado, 24 de Março, às 15H00. Partindo do sopé do monte do Senhor da Boa Morte em Povos, culminamos com a Missa às 16H30. Procurem disponibilizar as vossas agendas para participar.

As crianças do 3º Catecismo irão fazer a sua Festa do Perdão com uma actividade na Quinta da Subserra no sábado 24 de Março, terminando no domingo 25 de Março na Missa das 11H00 na Igreja Paroquial.

As Vigararias I a IV de Lisboa promovem um encontro comemorativo dos 40 anos na POPULORUM PROGRESSIO na Universidade Católica na quarta-feira, 28 de Março às 18H00, sobre a Doutrina Social da Igreja.

Na solenidade de S. José nesta 2ª feira, 19 de Março e na da Anunciação do Senhor, transferida para a próxima segunda-feira, 26 de Março haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial.

segunda-feira, 12 de março de 2007

BILHETE POSTAL de 11/03/2007


Domingo III da Quaresma

11 de Março de 2007

A ternura e paciência de Deus

Moisés pede a Deus que lhe revele o seu nome. Mas Deus revela-se mais pelo cuidado e atenção que tem com o seu povo, e pela decisão em libertá-lo da escravidão. Estamos convencidos desta ternura com que Deus nos vê? Acreditamos mesmo que Ele faz tudo para nos libertar dos nossos “egiptos”? Em Jesus Ele fez-se Deus-connosco, plenamente solidário da humanidade. Como é possível ainda muitos agarrarem-se às imagens de um Deus que se zanga e condena? O evangelho revela-nos como Ele é paciente, e como o vinhateiro da leitura, espera sempre que demos frutos bons e saborosos. Deus tem esperança em nós... e nós, alimentamos também a nossa esperança n’Ele? Abrimo-nos à sua graça? Como podemos ser sinais de ternura e paciência junto dos que estão mais próximos de nós?

Saber mais... TIPOLOGIA

Quando o Apóstolo Paulo fala do rochedo, de onde jorra a fonte que mata a sede ao povo no deserto, ele vê um anúncio de Cristo, que, pelo baptismo, faz jorrar na Igreja a fonte para a vida eterna. O Apóstolo explica ainda que os acontecimentos do Antigo Testamento devem servir de exemplo. Ele próprio, os outros apóstolos e os pregadores que lhe sucederam, colocaram em relação os principais acontecimentos do Antigo Testamento com as acções e palavras de Jesus, durante o seu ministério e na vida das suas igrejas. A bênção do círio e da água na Vigília Pascal ilustram abundantemente este modo de ligar as acções de Deus nas três etapas da história do seu Povo. Esta leitura das obras de Deus é chamada tipologia, palavra formada a partir de typos, modelo, exemplo, um termo empregue pelo Apóstolo Paulo na segunda leitura deste domingo. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº

“Quando o olho está desobstruído, o resultado é a visão. Quando o coração está desobstruído, o resultado é o amor.” Anthony de Mello

Ao longo dos dias


Neste domingo 11 de Março as crianças do 4º Catecismo terão a sua FESTA DO BAPTISMO nas instalações da Marinha. Culminará este encontro com a celebração da Missa às 16H00 na Igreja da Marinha, não se realizando a habitual Missa às 10H00.

Na próxima quarta-feira, 14 de Março não haverá Missa na Igreja Paroquial. O Senhor Patriarca convidou a Diocese a participar numa Missa de Acção de Graças pela nova missão de D. Manuel Clemente como Bispo do Porto, na Igreja de S. Vicente de Fora, nesse dia, às 19H30.

Estamos a organizar uma viagem de autocarro ao Porto no Domingo 25 de Março para participar, às 16H00 na Sé do Porto, na celebração de tomada de posse de D. Manuel Clemente. A viagem, com almoço incluído, tem o custo de 35,00 euros e as inscrições podem ser feitas no Secretariado nos seguintes horários: 2ª feira: 9-11 horas; 3ª e 5ª feira: 17-19 horas. O valor é pago no acto de inscrição.

Sacramento da Reconciliação: Quinta, 15 de Março, 9H30-10H30 Igreja Paroquial; 17H-17H30 Igreja da Misericórdia.

No sábado, 17 de Março haverá Reunião de Acólitos às 15H00 na Igreja Paroquial.

No próximo sábado, 17 de Março, não haverá Missa nas Comunidades de Povos e do Bom Retiro.

Na caminhada quaresmal da Catequese estamos a programar duas actividades próximas: o Encontro com pais na sexta-feira, 16 de Março, às 21H30 na Igreja Paroquial, e uma Via Sacra da Catequese ao Senhor da Boa Morte no sábado, 24 de Março, às 15H00 no sopé do monte do Senhor da Boa Morte em Povos, culminando com a Missa às 16H30. Procurem disponibilizar as vossas agendas para participar.

BILHETE POSTAL de 25/02/2007


Domingo I da Quaresma

25 de Fevereiro de 2007

Passar pelo deserto

O deserto é o lugar do despojamento e da fidelidade. Quantos desertos atravessamos ao longo da vida, em que tudo parece ser posto em causa, em que as tentações do caminho fácil se tornam tão apetecíveis? Todos os dias temos de aprender a escolher, a dizer “sim” e a dizer “não”. Quanta areia temos de ultrapassar para reaprender a reconciliação? Quanta fome para valorizar o que é mais essencial? Quanto desprendimento para saborear a alegria de partilhar? A Quaresma só faz sentido se integra o dinamismo da Páscoa: passagem a mais vida, a mais luz, a mais graça, a mais paz! E toda a passagem traz consigo um pouco de dor: recusar o fácil que é servido de “bandeja” no banquete da vida, porque outro é o alimento de quem caminha com Jesus!

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... QUARESMA

A Quaresma de quarenta dias foi estabelecida inicialmente como tempo de preparação imediata para o Baptismo, no tempo em que os candidatos eram, maioritariamente, adultos, durante os seis primeiros séculos. Nessa época, a Quaresma era também a última etapa preparatória da reconciliação para os penitentes excluídos da comunhão. A Páscoa era o termo do caminho para os catecúmenos e os penitentes. Mas toda a comunidade local participava neste caminho, no jejum e nas celebrações apropriadas. Os padrinhos e madrinhas acompanhavam os catecúmenos e o conjuntos dos fiéis verificava, de perto e de longe, a seriedade de conversão dos catecúmenos e dos penitentes. Os textos das celebrações, leituras, cantos e orações, foram escolhidos ou compostos em função da caminhada de conversão e profissão de fé. Eles dão à Quaresma a sua tonalidade penitencial, e favorecem, nas nossas comunidades actuais, com ou sem catecúmenos, os caminhos da reconciliação oferecida por Deus, e da que é proposta fazer entre todos. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188

“Não sei se algum dia encontrarei Deus, mas sei que Ele há muito me encontrou. Afirmo-o não por ser explicável ou provável, mas por ser tão verdadeiro quanto o Amor.” Henrique Manuel

Ao longo dos dias


Saudamos com profunda alegria a nomeação de D. Manuel Clemente para Bispo da Diocese do Porto. Confiamos a Deus esta nova missão em que é investido, e rezamos para que o seu ministério pastoral seja sempre expressão evangelizadora de Cristo Bom Pastor.

Na próxima terça-feira, 27 de Fevereiro, realiza-se na Paróquia do Forte da Casa a Reunião dos Padres da Vigararia IX, presidida pelo Bispo D. Tomaz Nunes. A reflexão proposta para este encontro é a “estrutura humana e eclesial da família”. A concelebração da Eucaristia será à 19H00.

Devido à Reunião de Vigararia a Missa de terça-feira, 27 de Fevereiro, na Igreja Paroquial será às 8H30, não havendo Missa às 19H00.

Na quinta-feira, 1 de Março retomamos a celebração da Missa às 17H30 na Igreja da Misericórdia

Na próxima sexta-feira, 2 de Março haverá Via Sacra na Igreja Paroquial às 18H10, antecedendo a Missa das 19H00. Nas sextas-feiras da Quaresma meditaremos na Igreja Paroquial o caminho da Cruz, sempre antes da Missa da tarde.

Sacramento da Reconciliação na Igreja Paroquial: Quarta, 28 de Fevereiro, 18H00-18H50; Quinta, 1 de Março, 16H30-17H25.

Na sexta feira, 2 de Março haverá a Reunião Mensal dos Catequistas às 21H30 no Secretariado.

As Catequeses Quaresmais do Cardeal Patriarca de Lisboa serão todos os domingos da Quaresma na Sé Catedral, às 18H00, culminando com a oração de Vésperas.

No próximo domingo, 4 de Março, D. Tomaz Nunes presidirá às Vésperas e Bênção do novo Órgão, a partir das 17H00 na Igreja Paroquial. Incluir-se-á um pequeno concerto com algumas peças sacras para órgão.



BILHETE POSTAL 26 de 18/02/2007


Domingo VI Comum

18 de Fevereiro de 2007

“Queridos inimigos"

Jesus ousa pedir coisas difíceis aos seus amigos: amar os inimigos, fazer o bem a quem nos odeia, bendizer os que nos amaldiçoam, orar pelos que nos injuriam? Vá lá não fazermos aos outros o que eles nos fazem, e já é muito, não é? Na verdade, com os critérios mais comuns é muito difícil aceitar e viver a proposta revolucionária de Jesus. Não basta ter boa educação e respeito, não fazer o mal nem desejá-lo a ninguém. Jesus pede uma atitude renovada em que travamos o mal com a abundância de bem. Não julgar, não condenar, não pode ser apenas uma atitude de distância. O que o evangelho pede é proximidade, ir ao encontro do melhor que há em cada um. Pedimos que Jesus aumente a nossa coragem para vivermos como Ele nos desafia! P. Vitor Gonçalves

Saber mais... IMAGEM, OU ÍCONE

O tema da imagem atravessa toda a Bíblia. Tem início no relato da criação, que revela este grande mistério: “Deus criou o homem à sua imagem” (Gn 1,26-27). Noutro lugar, eis o apóstolo que proclama: “o homem que veio do céu é o modelo dos homens celestes”, somos à imagem de Jesus Cristo (2ª leitura deste domingo). Porque a primeira imagem de Deus no homem foi desfeita pelo pecado, Jesus entrou na humanidade para restaurar esta imagem em todos os que o seguem ( Rom 8,29; Col 3,10). Ora, se Deus é invisível, em Jesus sua imagem, tornou-se visível (2 Co 4,4). Ao longo dos séculos, depois de numerosos debates, as Igrejas concluíram que era legítimo representar a imagem de Cristo (Niceia II, 787), e que esta imagem ou ícone (termo grego da Bíblia que significa imagem), estava ao serviço da comunicação de Deus com os seus fiéis. Com efeito, o ícone de Cristo pede o nosso olhar: e o seu olhar transforma-nos à sua imagem. Que responsabilidade para o pintor representar a face divina! adaptado da revista

adaptado de “Signes d’aujourd’hui nº 188

“Erguei o nosso ser à transparência / Para podermos ler melhor a vida / Para entendermos vosso mandamento / Para que venha a nós o vosso reino / Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos.” Sophia M.B.


Ao longo dos dias


Neste sábado, 17 de Fevereiro não haverá Missas em Povos e Bom Retiro, apenas haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial. No Domingo, 18 de Fevereiro não haverá Missa na Marinha nem a Missa das 19H00 na Igreja Paroquial. A única Missa na Paróquia será às 11H00 na Igreja Paroquial.

O Secretariado Paroquial reabre na Quarta-Feira de Cinzas, 20 de Fevereiro. A Igreja Paroquial encerrará na 2ª e 3ª feira, 19 e 20 de Fevereiro.

A Quaresma inicia com a celebração de Quarta-Feira de Cinzas a 21 de Fevereiro. Haverá Missa às 16H00 e às 19H00 na Igreja Paroquial. Todos os que frequentam e animam a catequese são especialmente convidados para a celebração das 16H00 em que receberão o “Kit” da caminhada para a Páscoa.

Na quinta-feira, 22 de Fevereiro retomamos a celebração da Missa às 8H30 na Igreja Paroquial. Não haverá ainda nesse dia Missa às 17H30 na Igreja da Misericórdia.

Na próxima sexta-feira, 23 de Fevereiro haverá Via Sacra na Igreja Paroquial às 18H10, antecedendo a Missa das 19H00. Nas sextas-feiras da Quaresma meditaremos na Igreja Paroquial o caminho da Cruz, sempre antes da Missa da tarde.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

BILHETE POSTAL 25 de 11/02/2007

DOMINGO VI COMUM Ano C

Paradoxos do Reino

Enquanto o mundo grita “Felizes os ricos e a quem lhes sai o Euromilhões”, Jesus diz: “Felizes os pobres, os famintos, os que choram, os que são perseguidos por acreditarem em Mim”. É um paradoxo imenso este texto das bem-aventuranças (felicidades). Habituámo-nos a confundir a felicidade com riqueza material e poder de compra, e torna-se difícil acreditar na felicidade de sermos nós próprios e não vendermos a alma nem a vida a critérios de ocasião. Claro que somos responsáveis pelo bom uso dos bens, pela boa partilha dos lucros, pela capacidade de multiplicar os talentos recebidos. Mas não descobrimos ainda que o acumular egoísta endurece o coração, que o prazer não partilhado é estéril, e que as maiores alegria se vivem no amor e na amizade? Que riquezas procuramos? Que pobreza pode enriquecer-nos?

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO

Os Coríntios tinham muitas dificuldades em admitir uma ressurreição humana integral, isto é, com o corpo. Nos nossos dias, para os nossos contemporâneos, isto também não é fácil. Daí o recurso tão frequente à ideia de reencarnação. Mas uma tal solução é absolutamente contrária à acção e à mensagem de Jesus, transmitida pelos Apóstolos. Com efeito, a ideia de reencarnação implica que a mesma alma, ou o mesmo espírito humano, poderia mudar de corpo. Ora, Deus nosso Pai criou-nos únicos, cada um, no baptismo, dando-nos o seu Espírito Santo, Ele diz a cada um a palavra revelada no Jordão: “Tu és o meu filho muito amado; em ti ponho o meu enlevo” (Mc 1,11). Para Jesus, bom Pastor, cada ovelha é única, pois Ele vai à procura da que se tinha perdido (Lc 4,3-6). Tudo isto é retratado no prefácio dos defuntos: “Para os que crêem em Vós, Senhor, a vida não acaba, apenas se transforma; e, desfeita a morada deste exílio terrestre, adquirimos no céu uma habitação eterna.” E não noutra pele. adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188

“Começai a ser sinceros, deixai de ser irónicos, e vereis como tudo corre melhor e a vida tem outro sabor!” Sebastião da Gama

Ao longo dos dias

  • Neste domingo 11 de Fevereiro realiza-se o Referendo Nacional sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. Relembra-se a importância do voto consciente de todos.

  • O Dia Mundial do Doente, habitualmente celebrado a 11 de Fevereiro é transferido para o 3º Domingo da Quaresma.

  • Na próxima semana haverá algumas alterações na celebração da Missa na nossa Paróquia: 3ª e 4ª feira, 13 e 14 de Fevereiro haverá a Missa habitual às 19H00 na Igreja Paroquial; na 5ª feira, 15 de Fevereiro não haverá Missa às 8H30 na Igreja Paroquial, nem às 17H30 na Igreja da Misericórdia; na 6ª feira, 16 de Fevereiro, não haverá Missa mas sim Celebração da Palavra com distribuição da Comunhão às 19H00 na Igreja Paroquial.

  • No próximo sábado, 17 de Fevereiro não haverá Missas em Povos e Bom Retiro, apenas haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial. No Domingo, 18 de Fevereiro não haverá Missa na Marinha nem a Missa das 19H00 na Igreja Paroquial. A única Missa na Paróquia será às 11H00 na Igreja Paroquial.

  • O Secretariado Paroquial encerrará na sexta-feira, 16 de Fevereiro e reabrirá na Quarta-Feira de Cinzas, 20 de Fevereiro. A Igreja Paroquial encerrará na 2ª e 3ª feira, 19 e 20 de Fevereiro.

  • A Quaresma inicia com a celebração de Quarta-Feira de Cinzas a 21 de Fevereiro. Haverá Missa às 16H00 e às 19H00 na Igreja Paroquial. Todos os que frequentam e animam a catequese são especialmente convidados para a celebração das 16H00 em que receberão o “Kit” da caminhada para a Páscoa.

  • O grupo musical e artístico Gen Verde, do Movimento dos Focolares irá realizar um espectáculo na Aula Magna da Universidade de Lisboa no sábado 10 de Março às 21H00. Poderão encontrar informações em www.focolares.org.pt .

  • O Departamento da Família do Patriarcado de Lisboa está a organizar um Retiro de Quaresma, especialmente dirigido a casais novos, de 9 a 11 de Março, no Seminário da Torre da Aguilha, em S. Domingos de Rana. Informações pelo email: familia@patriarcado-lisboa.pt.

BILHETE POSTAL 24 de 4/02/2007

DOMINGO V COMUM Ano C

Ao largo

Jesus chama os primeiros discípulos a partir da sua realidade de trabalhadores. Convida-os a um serviço de salvação (libertar do mal, simbolizado pelo mar) que é a sua própria missão. Dá-lhes um sinal de que este trabalho será mais graça de Deus do que eficiência da sua arte de pescadores. Pedro começa logo a descobrir que a humildade é o melhor meio de acolher a acção de Deus. Mas quem lança as redes são eles (e somos nós!). Maravilho-me com esta escolha de amigos que Jesus faz. A evangelização passa por esta descoberta feliz de que o encontro com Jesus é para criar laços com o seu amor, e com o Pai, e com os irmãos. Que a vida ganha um sabor novo se a abraçamos com fé. Por isso, quando Jesus nos convida a ir ao largo é porque conhece a nossa grandeza e coragem, e nos ama, mesmo com as nossas fragilidades.

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... TRISAGION

Esta palavra, de origem grega e que faz parte do vocabulário litúrgico, quer dizer: três vezes santo (tris, hagios). Serve para nomear as fórmulas que louvam Deus, proclamando-O três vezes santo. O mais antigo testemunho do seu uso é o relato da vocação de Isaías (primeira leitura deste domingo). Numa visão grandiosa, o profeta descobre maravilhosamente o trono de Deus, no templo celeste. Ele escuta a multidão dos seres espirituais, que formam o coro celeste, e ouve o refrão das suas aclamações: “Santo, Santo, Santo, é o Senhor”. Tal é a origem bíblica do trisagion, colocado na liturgia eucarística. No momento de o entoar, o presidente da assembleia, faz referência explícita à visão celeste de Isaías: “Por isso, com os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes...”, e como cristãos, juntamos: “ e todos os santos”, como nos convida a visão do livro do Apocalipse (4, 1-11). adaptado da revista “Signes d’aujourd’hui nº 188


O amigo é aquele que te aceita exactamente como és. A imagem que tens aos olhos do teu amigo dá uma ideia aproximada de quem tu és aos olhos de Deus.” K. Dotterweich

Ao longo dos dias
  • O nosso Agrupamento de Escuteiros está em festa com a celebração das Promessas neste Domingo, 4 de Fevereiro (Festa de S. João de Brito, Padroeiro da 3ª Secção - Pioneiros), na Missa das 11H00. Esta celebração será preparada com a Velada que se realiza no sábado, 3 de Fevereiro, na Igreja Paroquial, às 21H30, na qual participam os pais e familiares e todos os que desejarem estar presentes.

  • Devido ao mau estado do edifício, constituindo perigo grave para as pessoas, e após visita da Protecção Civil e de técnicos camarários, foi decicido transferir, provisoriamente, a celebração da Missa em Povos (aos sábados às 16H30) para a Igreja do Senhor da Boa Morte, graciosamente cedida pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira. Estamos a fazer esforços junto da Câmara Municipal para a possibilidade de um transporte em carrinha para as pessoas que têm maiores dificuldades em se deslocarem.

  • Neste Domingo 4 de Fevereiro celebra-se o Dia da Universidade Católica Portuguesa. Os ofertórios das Missas destinam-se às suas acções sociais, nomeadamente ao apoio dos estudantes de Teologia.

  • No próximo domingo 11 de Fevereiro realiza-se o Referendo Nacional sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. Relembra-se a importância do voto consciente de todos e o compromisso dos cristãos em favor da vida como nos tem sido constantemente relembrado pelo nosso Bispo.

  • O grupo musical e artístico Gen Verde, do Movimento dos Focolares irá realizar um espectáculo na Aula Magna da Universidade de Lisboa no sábado 10 de Março às 21H00. Poderão encontrar informações em www.focolares.org.pt .

  • No Auditório do Ateneu Artítico Vilafranquense actuará no próximo sábado 9 deFevereiro a Banda da Armada, integrada no ciclo de Bandas Militares.

domingo, 21 de janeiro de 2007

BILHETE POSTAL 22 de 21/01/2007

DOMINGO III DO TEMPO COMUM
Ano C

Abrir o Livro

Ao iniciar a sua vida pública, Jesus mostra-nos o seu amor à Palavra de Deus com esta leitura de Isaías na sinagoga de Nazaré. O anúncio do libertador dos irmãos encontra realização naquele que proclama esta palavra. Toda a palavra pede também encarnação, e por isso, revelamo-nos no que dizemos, e em como as nossas palavras se tornam acções. Neste tempo das imagens, ler algum livro parece quase estranho. E contudo bem sabemos como o ler exercita o pensamento, liberta o espírito, ilumina o que vivemos. E nós que seguimos Jesus, como O escutamos nesse tesouro precioso que é a Bíblia? Se os cristãos ao longo da história tivessem lido mais em comum as palavras que ele contém estaríamos agora a rezar pela unidade? E não foi pela Palavra de Deus estudada em comum que se deram os primeiros passos do ecumenismo? Que livro nos guia?

P. Vitor Gonçalves

Saber mais... TRADUÇÃO LITÚRGICA DA BÍBLIA

O escriba Esdras lia o livro da Lei e os levitas traduziam (1ª leit.). Desde essa época, no judaísmo e no cristianismo, as Escrituras foram traduzidas sem cessar, segundo a expansão do Povo de Deus entre as nações e as línguas da terra. mesmo em português possuímos inúmeras traduções. Nenhuma é perfeita, mas completam-se umas às outras. Seria necessária também uma tradução dita litúrgica? De facto, a tradução litúrgica tem em conta a proclamação oral dos textos bíblicos e cuida em que o texto seja fiel, mas também bem compreendido. As dificuldades são numerosas, porque a palavra dita com pouco cuidado ou até pela semelhança fonética presta-se, muitas vezes, a confusões. Significativa tradução litúrgica é, nomeadamente, em português, a dos salmos que se proclamam nas eucaristias e se rezam na Liturgia das Horas. adaptado da revista.

“Signes d’aujourd’hui nº 187

As razões do mundo / não são exactamente as tuas razões. / Viver de mãos acesas não é fácil, / viver é iluminar.” Eugénio de Andrade

Ao longo dos dias

Na segunda-feira, 22 de Janeiro, celebraremos a Festa do nosso Padroeiro S. Vicente. Haverá Missa às 19H00 na Igreja Paroquial.

Na quarta-feira, 24 de Janeiro e na sexta-feira, 26 de Janeiro a Missa na Igreja Paroquial será às 8H30, de manhã, por impossibilidade de ser celebrada à tarde. Pedimos desculpa pelo incómodo.

As Jornadas de Formação do Clero do Patriarcado de Lisboa decorrem no Seminário dos Olivais de terça, 23, a sexta, 26 de Janeiro. A temática é: “Fazer da evangelização a expressão e o anúncio da caridade.”

De 18 a 25 de Janeiro decorre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O tema é: “Ele faz os surdos ouvirem e os mudos falarem” (Mc 7, 37) e propõe dois objectivos: “orar pela unidade dos cristãos e buscá-la juntos; e, também, unir as nossas forças para dar uma resposta aos sofrimentos humanos.”

A Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa acolhe, nos dias 27 e 28 de Janeiro o Fórum 2007 sobre educação, com o tema “Risco de Educar. Destina-se a pais, professores e educadores, responsáveis de instituições e organismos educativos. Informações e inscrições no site www.riscodeeducar.com, e pelo telefone 218851285.

De 12 a 16 de Fevereiro decorre na Universidade Católica mais uma Semana de Estudos Teológicos, com o tema: “Novas procuras de Deus - trajectórias e contextos. Pedido de informações para direccao@ucp.pt.


A Vigararia IX (Vila Franca de Xira), preparando o Referendo de 11 de Fevereiro, promove dois encontros "Em defesa da vida": no sábado, 27 de Janeiro, na Igreja de Alverca e no sábado 3 de Fevereiro, no Centro Paroquial de Azambuja, ambos às 21H30.